terça-feira, 9 de junho de 2009

090609 - Roque participa da assinatura da ordem de serviço para construção do Sítio Fundão, no Cariri

O Sítio Fundão tem extensão de 93,5 hectares e é resultado de medidas de compensação ambiental.

Para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente, o governador Cid Gomes esteve na noite desta segunda-feira (01/06) no Crato, Região do Cariri, onde assinou a ordem de serviço para construção da Sede do Parque Estadual do Sítio Fundão. A obra, que incentiva à defesa do meio ambiente, conta com recurso total de R$ 1.135.417,67.
A assinatura da ordem de serviço é fruto de articulação política do deputado estadual Sineval Roque (PSB) na Assembléia Legislativa junto ao Governo do Estado. O parlamentar apresentou dois requerimentos, um no mês de julho do ano passado e outro em outubro do mesmo ano solicitando urgência na assinatura do decreto de criação do Parque Ecológico Sítio Fundão, bem como agilidade no processo de desapropriação da área do referido parque.
Para o parlamentar, a criação da Sede do Parque Estadual do Sítio Fundão vai contribuir para a preservação unidades de proteção ambiental do Estado. “A área do Sítio Fundão é uma unidade de proteção integral, voltado para o turismo, educação ambiental, pesquisa científica e visitação de estudantes. É a principal área verde que, se bem preservada, vai ajudar na manutenção do clima e as qualidades do meio ambiente local”, definiu Roque.
Criado através de decreto estadual nº. 29179 de 08 de fevereiro de 2008, o local possui uma área de 93,5 hectares O projeto do Sítio Fundão é resultado de uma compensação ambiental da empresa MPX para a instalação de usinas termelétricas movida a carvão no Complexo Portuário do Pecém.
“Estamos concretizando um sonho do povo do Cariri. O objetivo do estado é preservar unidades de proteção ambiental compensando os danos causados por grandes empreendimentos”, disse o governador Cid Gomes.
Segundo o superintendente da Semace, Herbert Rocha, o Sítio Fundão está localizado no município de Crato. Ao longo dos anos o Parque chamou a atenção dos ecologistas por sua flora e fauna exuberantes, por resguardar em sua vegetação resquícios de mata atlântica.
O projeto contempla a nova sede do escritório da Semace no Cariri, unidade da Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho velho e da casa principal que será transformada em centro de visitação.

Fonte:
Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário: